Downloads

Fotos

Neste tópico você tem opção de fazer downloads de wallpapers para o seu computador, ler ou imprimir, na íntegra, alguns trabalhos e palestras publicadas e disponíveis aqui em pdf, bem como resumos de trabalhos apresentados em congressos.

Neste canal também estão disponíveis informações sobre a instalação de ninhos artificiais e jogos e brincadeiras que poderão ser impressos para as crianças completarem.

a arte com as araras

Difícil não se encantar com as araras-azuis, o maior Psitacídeo do mundo. Quem a vê pela primeira vez na natureza, jamais esquece e geralmente leva uma lembrança, através de fotos, filmes, camiseta, artesanato ou outros. Algumas pessoas têm expressado esse encantamento da espécie através da arte “Arte com as Araras”: poema, música, pintura, desenho, artesanato e fotografia. Aqui, estão relacionadas algumas manifestações artísticas com as araras azuis como poesias, pinturas, fotografias e desenhos.

Se você também quiser enviar a sua contribuição, mande um arquivo digital para o e-mail contato@institutoararaazul.org.br

Poesias

As palavras valem tanto quanto as imagens e algumas pessoas tem a capacidade de se expressar muito bem com elas. Um exemplo são poemas, prosas, versos. Aqui, alguns poemas que recebemos no Projeto Arara Azul. Caso queira enviar a sua contribuição, envie arquivo digital para o e-mail contato@institutoararaazul.org.br

A raridade

A Arara
é uma ave rara, pois o homem não pára
De ir ao mato caçá-la, para pôr na sala.
Em cima de um poleiro...
Onde ela fica, o dia inteiro
Fazendo escarcéu, porque já não pode
Voar pelo céu.

E se o homem não pára
De caçar arara
Hoje uma ave rara
Ou arara some
ou então muda seu nome
Para a rara.
"A raridade" de José Paulo Paes. Enviado por Angélica Midori em dezembro de 2006

Fotografias

Difícil voltar do Pantanal sem uma foto de arara azul para guardar de lembrança, mostrar aos amigos ou para publicar numa revista ou jornal. Assim tem sido nos últimos anos, onde inúmeras pessoas têm vindo ao Pantanal para ver e fotografar a arara azul em seu ambiente natural. É uma ave fácil de fotografar, porque é curiosa e acaba se mostrando muito onde ocorre. Você também pode fazer a sua foto. Venha, veja a arara azul e outros animais do Pantanal e fotografe-os e depois se quiser envie uma cópia para nós (contato@institutoararaazul.org.br), que colocaremos neste espaço. Aqui mostramos uma foto de arara azul de alguns fotógrafos profissionais que estiveram no Projeto Arara Azul e cederam seus arquivos ao projeto.

Luciano Candisani http://www.candisani.com.br
Luis Cláudio Marigo http://www.lcmarigo.com.br
Mark e Marie Stafford www.parrotsinternational.org
Tony Pittman www.bluemacaws.org
Wagner Guimarães wagnerphotos@gmail.com
Daniel De Granville www.fotograma.com.br

Desenho

Este espaço é destinado aos desenhos realizados pelas crianças que participaram das oficinas de educação ambiental, desenvolvidas pelo Projeto Arara Azul, sob a coordenação da Neliane Guedes Corrêa, no Pantanal. Aos desenhos das crianças que participaram dos concursos em estandes do Projeto em Feiras e Exposições, bem como aos desenhos criados por filhos de funcionários da Toyota do Brasil, que participaram de um concurso em 2006.

Concurso de desenho dos filhos de funcionários da Toyota do Brasil, na Semana do Meio Ambiente, em junho de 2006.

FECIR 2007 - 1º lugar 4-6 anos - Carol 5 anos
FECIR 2007 - 1º lugar 7-10 anos - Karolina Diandra 8 anos

FECIR 2007 - 2º lugar 11-14 anos - Mayra Cavagliere 11 anos
FECIR 2007 - 1º lugar 11-14 anos - Hanael 13 anos

FECIR 2007 - 2º lugar 7-10 anos - Milena 8 anos
FECIR 2007 - 2º lugar 4-6 anos - Fátima B. 5 anos

FECIR 2007 - 3º lugar 7-10 anos - Kariela 10 anos
FECIR 2007 - Revelação - Gislaine Pedroga 12 anos

FECIR 2007 - 3º lugar 11-14 anos - Janaina Almeida 13 anos
FECIR 2007 - Revelação- Wellington Maldonado 11 Anos

FECIR 2007 - Revelação - Josiel Dias 14 anos
FECIR 2007 - Prêmio Especial - Carina, 15 anos

Pintura Revelação - Sophia G. Cardoso, 5 anos

Adote um ninho

Para mais informações entre em contato:

Rua Klaus Sthurk, 178 – Jardim Mansur
79.051-660 Campo Grande-MS Brazil
E.mail: projetoararaazul@gmail.com
Telefone/Fax: 0XX 67 3341-3331

Wallpapers

Para fazer o download, selecione no tamanho desejado.

Ninhos Artificiais

Como alternativa emergencial, desde 1992 o Projeto Arara Azul, criou, testou e instalou centenas de ninho pelo Pantanal. Com o objetivo de suprir a falta de cavidades, tanto por competição entre as espécies como por perda de ninhos naturais. A ocupação das caixas tem tido sucesso, tanto pela ocupação das araras azuis que se reproduziram em uma boa parte deles, como também por outras 17 espécies de animais que competiam ou interferiam na reprodução das araras azuis. Desta forma, sobraram mais ninhos naturais que foram ocupados pelas araras azuis e houve um aumento significativo de casais reproduzindo.

A oferta de ninhos artificiais é uma forma de contribuir para a conservação da arara-azul num curto espaço de tempo, pois outras aves, (ex: arara-vermelha, pato-do-mato, gaviões, corujas, entre outros) que disputariam os ninhos naturais também, ocupam os ninhos artificiais com sucesso. Os interessados em conservarem as araras azuis ou outras espécies, através da instalação dos ninhos, poderão entrar em contato com o Instituto Arara Azul.

Vídeos

Aqui você tem a oportunidade de ver alguns vídeos curtos sobre a vida das araras no Pantanal. São cenas do cotidiano e que sempre estarão sendo substituídos por vídeos mais recentes. Então, fique de olho!!!

Alguns arquivos abaixo necessitam do programa RealPlayer, que pode ser copiado gratuitamente do endereço www.real.com.

Clique aqui para ver o primeiro vídeo da arara azu

download

Veja o segundo vídeo. Aqui, a mãe pode ser vista d

download

Este é o terceiro clipe. Nele, um filhote está den

download

jogos e brincadeiras

Imprima a folha e preencha o caça-palavras, as cruzadinhas e decifre o que a ararinha está falando.